# Thiago Neloah

[---- 36 anos, coimbra, pt, poeta. ----]

Tuesday, December 20, 2005

 

----- UMA TARDE DE PRIMAVERA COM ÁRVORES FLORIDAS



Bia, meu caro. Estou com problemas. Receio estar perdidamente apaixonado. Uma paixão à portuguesa, que é diferente, creia, das que se tem em seu país. As paixões são diferentes, amigo. No Brasil imagino paixões fugazes e infidelidades. Infidelidade é apenas um termo que nos permite entender novas paixões paralelas. O brasileiro, creio, suporta paixões paralelas. Bilaterais.

O português de cá quando ama fica triste e melancólico. Acha que vai morrer desse sentimento. E não admite traições de qualquer tipo. No caso de havê-las, a paixão não acaba, mas a união se dissolve de maneira definitiva e o desiludido passa por muitos tempos triste, triste. Uma tristeza doída. E demora a passar.

Então eu estava na praça Colombo, cá em Coimbra, e as árvores estavam bastante floridas. Acordei tarde como de costume e não tomei café, apenas um copo de água. Com um jornal no colo fiquei vendo os pássaros e respirando. Pensei em escrever um poema que começa com "ninguém vê, mas o canto do pássaro e a flor que caem continuam". A continuidade de uma beleza que independe do olhar. Uma idéia.

E minha mente se soltou um pouco. Fiquei fitando o horizonte. Sem esperar passou por mim, quase como se me esbarrasse, uma menina e sua mãe. Uma menina de minha idade ou quase. Com cabelos louros lisos e uma blusa vermelha. E quase não lhe vi o rosto.

Quando passou e me assustei a mãe virou o rosto e me fitou e foi como se lhe conhecesse. Mas não, chequei depois mentalmente. E fui seguindo com o olhar o corpo frágil e fino da menina que não se virou. Dela, vi pouco mais que um semi-perfil. No momento minhas narinas se abriram e pude sentir seu perfume. E é por ela que estou apaixonado.

Tenho essa certeza de que não a encontrarei novamente. Voltei à praça algumas vezes depois, no mesmo horário e em outros. Mas nada dela.

E vislumbrei por um momento que poderia ser feliz com ela por toda a vida; e que seria perfeito meu existir do seu lado e teríamos filhos e netos e ela me beijaria antes de dormir na cama quente. E no verão tomaríamos sol na praia de Alcântara.

Você bem sabe que nunca fui desses destinos. Sempre me imaginei sózinho e me bastando. Amando todas as mulheres o quanto pudesse.

Bem, a minha loura passou como o sentimento.

Comments:
Caro Thiago,
não sei se a paixão dos brasileiros é tão diferente da dos portugueses. Aliás, eu tenho a impressão de já ter sentido o mesmo, embora tenha sido incapaz de expressar-me com sua poética.
Vivo em uma parte encharcada de nosso continente Brasil e anseio por tardes de árvores floridas, que muita vez não vêm.
 
Tudo - até um sentimento fugaz - independe do olhar.
...Mas é tão melhor quando se pode apreciar.
 
gosto do seu blog!
parabéns!
 
Post a Comment



<< Home

Archives

November 2005   December 2005   January 2006   February 2006   March 2006   April 2006   May 2006   June 2006   July 2006   August 2006   October 2006   November 2006   December 2006   January 2007   February 2007   March 2007   June 2007   July 2007   October 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?